Medo de elevador, para elevar a dor...




Você deve conhecer alguém que tem algum receio de andar se locomover de elevador, conheço várias pessoas que nem sabe o motivo, mas elas simplesmente ficam paralisadas quando precisam utilizar um elevador para subir ou descer de algum prédio.

Esse medo é um dos mais frequentes que presencio no contexto clínico e observo na rua também, alguns possíveis motivos para essas manifestações de medo, podem ser:

Deixando bem claro aqui que, esse não é um diagnóstico, afinal não existe receita de bolo quando se trata de pessoas, e sim, possíveis suposições de acordo com a frequência de discursos contextualizados sobre essa demanda, ou seja, eu escuto muito das pessoas que convivo o relato desse medo e nos ambientes onde existe essa necessidade, obviamente haverá mais pessoas com esse receio do que em outros lugares.

Um exemplo sobre isso é no nosso ponto turístico mais famoso da Bahia: O elevador Lacerda, sim, lá mesmo, por ser um lugar que agrega democraticamente todos os tipos de pessoas, isso anemiza um pouco o relato do medo em si, mas tem casos que pode ser um espaço onde acumula muitas pessoas ao mesmo tempo isso até piora quem apresenta algo medo referente ao meio de locomoção, acredite.

Já presenciei pessoas lá tentando não demonstrar o medo de se locomover, por estar em público e o desejo de conhecer o lugar ser maior do que o medo e não podemos deixar de citar que, é muito rápido o acesso da cidade baixa a alta, o que pode anemizar quem tem algum receio, mas não significa que cura ou não gera sofrimento, tá?

E atualmente esse receio até certo ponto se torna limitante para locomoção de algumas pessoas, pois hoje qual o prédio não possui elevador? O crescimento vertical das cidades é algo determinante para o desenvolvimento das cidades e o aspecto físico também, quem aguenta subir até um 10º andar de escada? Uma vez na vida até vai,né? E todos os dias? Complicado,né?

Na maioria das vezes quem possui esse receio foi por já ter passado por algum incidente nesse espaço tão reduzido e rápido que pode gerar sensações únicas e marcantes.

Pensando nesse sofrimento que mesmo sendo num momento breve, quando frequente se torna patológico e o sofrimento é inevitável. Criei algumas dicas para suavizar o receio e ajudar a se locomover de elevador:


-Observe se ao abrir a porta do elevador se esse se encontra nivelado com o chão, pois se ele apresenta um desnível pode ser o sinal que ele vai parar em algum momento, se notar esse desnivelamento, entre em contato com a portaria do local e relate o caso.


-Respeite o número de pessoas permitido para utilizar esse meio de transporte.


-Preste atenção no andar que você pretende descer, pois ficar passeando de lavador perdido seja num prédio comercial ou residencial faz com que as outras pessoas que também desejam e precisam utilizar o meio, fiquem esperando o que deveria ser rápido por desatenção sua. Se coloque no lugar do outro e garanto que você não ai gostar de ser atrasar, concorda?


-Pular no elevador, preciso dizer que isso é errado? Mas tem gente que entrou no elevador ganhou de brinde uma mola no pé e fica quicando no chão, balançando e até mesmo pulando, já sabe que o elevador vai parar,né? E a probabilidade de você ficar preso é bem maior nessa situação.Com crianças esclareça para elas que isso não é legal e não é mesmo.


-Ainda dentro do elevador, tenha modos, você nesse momento divide o espaço com várias pessoas, sejam conhecidas ou não, falar alto e/ou no celular, não dar.


-Evite chamar várias cabines ao mesmo tempo, gastar energia, seja ecologicamente correto, e ao, chamar só um elevador economiza energia sim.


-Caso o elevador pare contigo dentro, tente manter a calma, ligue para a portaria ou acione o botão de alerta e pelo amor de Deus, não resolva sair do elevador sozinho, já assisti esse filme e é de terror, nada bom,espere o suporte chegar para você sair do elevador com segurança.combinado?


Essas dicas servem para qualquer pessoa com medo ou não de ser locomover de elevador, afinal tomando as devidas precauções, imprevistos e incidentes são evitados e experiências ruins também, pense que espaços públicos que envolvem mobilidade devem seguir normas e regras de comportamentos para todos transitarem com qualidade. Pratique a cidadania e se movimente bem.


Dica de música:

Ana Carolina - Elevador (Livro de Esquecimento) (Ao Vivo)



Dica de filme:

One More Lifetime - Doctor Who (Legendado)


Textos em destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts recentes