top of page

Novembro azul prevenção da Saúde do homem




Sabemos que com agitação do dia a dia as vezes deixamos de lado o nosso bem maior que é a saúde. E alguns homens deixam de investir na prevenção por não ter sintomas em alguns casos ainda dar tempo remediar, em outros não. Por isso, prevenir é sempre a solução. Os profissionais de trânsito até pela atividade que exige muito da saúde mental e física, apresentam alguns índices que precisam ser levados em consideração.


As doenças cardiovasculares e a obesidade são recorrentes nessa classe profissional que não se alimenta corretamente, usando a justificativa que não tem como parar e se alimentar, triste realidade, podemos observar na rotina exaustiva profissionais de trânsito, em especial os motoristas de ônibus.


Já ouvi relato de motoristas que durante a semana de trabalho, eles não têm tempo para ir no banheiro, lanchar e as vezes nem beber água, devido o tempo estabelecido para completar as viagens urbanas e esse percurso nem sempre considera: congestionamentos, acidentes, tempo de semáforo, pontos de ônibus cheios(se tem mais pessoas para transportar, significa que haverá mais paradas e consequentemente mais tempo de viagem) e ausência de infraestrutura(nem toda cidade apresenta vias exclusivas de ônibus) o que aumenta o tempo de viagem.


Precisamos pontuar também que, existe um desgaste presente nessa função em si, que é ter que lidar com um público diversificado todos os dias e todas as horas, isso implica na saúde diretamente.

O novembro azul é uma campanha que tem como objetivo conscientizar através de diversas entidades da sociedade a importância da prevenção de doenças masculinas, focando na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.


Alguns sintomas podem demonstrar a existência de alterações na próstata ou até mesmo em outros órgãos do sistema reprodutor masculino, como:

  • Dificuldade de urinar;

  • Demora em começar e terminar de urinar;

  • Sangue na urina;

  • Diminuição do jato de urina;

  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

(Fonte: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-prostata)


É importante lembrar que Infecções urinárias também podem causar esses sintomas. Por isso é importante buscar um especialista para desvendar a causa e começar o tratamento adequado.


Um dado que precisa ser dito é que no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele). É também o sexto tipo de câncer mais comum no mundo, representando cerca de 10% do total de cânceres.

(Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata/definicao)


No meio que trabalho de consultoria e acompanhando motoristas, sempre aparecem relatos deles sobre o descuido com a saúde e também sobre o preconceito de achar o exame de prevenção é algo que pode doer e até mesmo já será uma sentença de morte, puro preconceito, pois o quanto antes o melhor para um possível diagnóstico, desconhecimento mesmo, os profissionais de trânsito devem cuidar mais da saúde e ver que a prevenção com a saúde mental e física sempre tornará esse profissional diferenciado, pois quem se cuida, cuidará bem do outro. Saúde sempre em primeiro lugar. Homens se cuidem, sua vida é importante.


Dica de filme:



Textos em destaque

Posts recentes

Arquivo

Procura por Tags

Nenhum tag.

Siga-me

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
Símbolo B maiúsculo e nome belatransitando com a cor roxa.
bottom of page