O guia completo da empatia no trânsito



Segundo o dicionário Aurélio: Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

Na teoria é realmente fascinante esse conceito, mas repetimos muito essa palavra sem sentir o que ela significa na vida real.

E um lugar que é questionável a existência da empatia no trânsito. Existe?

A seguir veja exemplos de comportamentos empáticos no trânsito:

- Ajudar alguém a carregar suas sacolas na rua, nem que seja por um breve momento.

- Saudar pessoas na rua, um bom dia pode mudar o dia de alguém.

- Segurar a porta do elevador para um desconhecido

- Ao ser perguntado na rua passe as informações corretas, tipo um lugar, um endereço ou até onde fica uma loja no shopping se você sabe, o que custa informar?

- Está no estacionamento? Viu alguém procurando vaga e você sabe onde tem alguma? Fale.

- Na praça de alimentação, depois de comer aquela comidinha gostosa, você olha para a mesa e tem uma bagunça, recolha seu lixo e deixe na lixeira.

- Escada rolante, fique na direita, deixe a esquerda livre, pois pode ter alguém precisando se locomover mais rápido que você, vá logo pro ladinho!

- No supermercado informe para as pessoas com necessidades especiais onde fica o caixa reservado para elas.

- Falando em supermercado, não use sacola, leve suas ecobags, se possível, preserve o meio ambiente.

- Viu alguém jogando lixo fora dá lixeira, pegue e jogue no lugar certo.

- Avistou alguma pessoa com necessidade básica precisando atravessar a rua, pergunte se ela quer ajuda e ajude.

- É normal vê pessoas perguntando itinerário de ônibus em paradas, pelo menos acontece comigo o tempo todo, se você souber informe, se não busque alguém que saiba, para passar a informação correta, não deixe a pessoa perdida.

Bela, por qual motivo eu devo agir dessa forma? A resposta é uma só, imagine se fosse você no lugar dessas pessoas? Você bem que gostaria de ser bem tratado, né?

Então não custa nada, ser empático no seu dia a dia. Sua mobilidade se torna mais fácil em qualquer lugar, pois através desses comportamentos você demonstra que o outro é importante.

E a sensação de ajudar o outro é algo indescritível, comece com esses pequenos atos que você provará da verdadeira empatia e no trânsito, melhor ainda, não é?


Dica de Música: Novos Baianos - Mistério do Planeta


Dica de filme: os intocáveis


Textos em destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts recentes