O guia completo da empatia no trânsito
Segundo o dicionário Aurélio: Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
Na teoria é realmente fascinante esse conceito, mas repetimos muito essa palavra sem sentir o que ela significa na vida real.
E um lugar que é questionável a existência da empatia no trânsito. Existe?
A seguir veja exemplos de comportamentos empáticos no trânsito:
- Ajudar alguém a carregar suas sacolas na rua, nem que seja por um breve momento.
- Saudar pessoas na rua, um bom dia pode mudar o dia de alguém.
- Segurar a porta do elevador para um desconhecido
- Ao ser perguntado na rua passe as informações corretas, tipo um lugar, um endereço ou até onde fica uma loja no shopping se você sabe, o que custa informar?
- Está no estacionamento? Viu alguém procurando vaga e você sabe onde tem alguma? Fale.
- Na praça de alimentação, depois de comer aquela comidinha gostosa, você olha para a mesa e tem uma bagunça, recolha seu lixo e deixe na lixeira.
- Escada rolante, fique na direita, deixe a esquerda livre, pois pode ter alguém precisando se locomover mais rápido que você, vá logo pro ladinho!
- No supermercado informe para as pessoas com necessidades especiais onde fica o caixa reservado para elas.
- Falando em supermercado, não use sacola, leve suas ecobags, se possível, preserve o meio ambiente.
- Viu alguém jogando lixo fora dá lixeira, pegue e jogue no lugar certo.
- Avistou alguma pessoa com necessidade básica precisando atravessar a rua, pergunte se ela quer ajuda e ajude.
- É normal vê pessoas perguntando itinerário de ônibus em paradas, pelo menos acontece comigo o tempo todo, se você souber informe, se não busque alguém que saiba, para passar a informação correta, não deixe a pessoa perdida.
Bela, por qual motivo eu devo agir dessa forma? A resposta é uma só, imagine se fosse você no lugar dessas pessoas? Você bem que gostaria de ser bem tratado, né?
Então não custa nada, ser empático no seu dia a dia. Sua mobilidade se torna mais fácil em qualquer lugar, pois através desses comportamentos você demonstra que o outro é importante.
E a sensação de ajudar o outro é algo indescritível, comece com esses pequenos atos que você provará da verdadeira empatia e no trânsito, melhor ainda, não é?
Dica de Música: Novos Baianos - Mistério do Planeta
Dica de filme: os intocáveis