Feriadão? Vai pegar a estrada?




Estamos quase no final do ano, mais ainda tem um feriadão para aproveitar! Esse ano foi marcado pelos feriados iniciados em dias de quinta-feira ou sexta-feira o que facilitou muito a continuidade dos dias de descanso e muitas pessoas aproveitam esse tempinho para viajar e quebrar um pouco a rotina urbana.


Viajar sempre é bom! Mas é necessário manter a rotina de cuidados com a mobilidade urbana nesses dias também, viu? Nesses momentos para separamos para relaxar, devemos dobrar a atenção para pegar a estrada.


Você sabe que dirigir na estrada exige uma experiência maior para o condutor, ou seja, se você ou algum conhecido é recém habilitado, tirou a habilitação agora, deixe a condução do veículo para quem dirige a mais tempo e conhece a estrada, pois na estrada a condução é diferente da cidade, existe a necessidade de atenção difusão maior, cuidado com os estímulos e tudo isso exige um tato maior com a estrada e com o veículo.


Você sendo o condutor ou passageiro, deve observar se a documentação do veículo se encontra em dia, observe data de validade, veja se o documento encontra-se visível e sem rasuras, pois se tiver faltando alguma coisa, observando em tempo hábil, talvez ainda dê tempo resolver ou você já pensa em outra alternativa e deixa o seu carro em casa.


Já viu os documentos? Tudo certinho? Agora é a vez do veículo. Se ligue na lista para prestar atenção no veículo: Revise o óleo, freios, pneus, suspensão, bateria, lâmpadas e não esqueça do limpador de para-brisa, sim ele mesmo, pois pode chover e se tiver algum problema você pode perder a capacidade de visualização por ter deixado de olhar o limpador.


Já falamos dos documentos, do veículo e agora vamos falar do mais importante na condução de meio de locomoção, que é o motorista! É você que vai conduzir o veículo? As perguntas que faço agora, podem parecer bobeira, mais são extremamente importantes, ok?

Você está bem? De forma geral, fisicamente e claro, emocionalmente? Se observe e veja se você se encontra estável para dirigir nesse momento de lazer, talvez que queira relaxar também e passar a condução para outra pessoa mais descansada nesse momento, por ser um feriadão você pode ter trabalhado muito no dia anterior e pegar a estrada cansado pode te gerar um estresse que poderia ser evitado se outra pessoa levasse o veículo, se você:

  • Não dormiu bem,

  • Não se alimentou bem,

  • Não acordou bem,

  • Não tem experiência na estrada,

Evite dirigir, isso pode influenciar no seu comportamento na estrada e preservação é sempre a melhor saída.

Num momento de descanso todos merecem aproveitar o máximo e na estrada não é diferente. Seguindo essas dicas básicas você aproveitará bem mais.

Espero! Bom feriado!


Dica de Música:

Vitor Kley - O Sol




Dica de filme:

O que nós fizemos no nosso feriado



Textos em destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts recentes